Sunday, July 3, 2011

F.A.Q. 1 – “Quanto é o orçamento para uma volta ao mundo?”

Gosto da forma doce como me perguntam quanto vai custar este sonho. Talvez seja uma caracteristica dos portugueses. Com raízes católicas ainda estamos habituados a ver o tema “dinheiro” com alguma vergonha. Assim, quando perguntam se me importo de dizer o meu orçamento, eu respondo que não. E como sei que é possivelmente a primeira questão que está na cabeça de uma pessoa, escolho-a para abrir a minha secção de F.A.Q.'s.

A resposta é: 20.000,00 Eur. Para uns é muito, para outros é pouco. Para mim é a conta certa. Dito o valor, explico como cheguei ao mesmo. Como sempre comecei pela net. Googlei a expressão “World trip budget” e no meio de vários artigos fui recolhendo informações (uma tool porreira que descobri foi este ficheiro, que foi criado por Filipe Morato Gomes).

Logo vi que um orçamento para uma viagem deste tipo é muito variável. Depende do teu itinerário, do que fazes na viagem e da fase da tua vida em que te encontras. O primeiro e o segundo são fáceis de explicar. O nível de desenvolvimento dos países afecta directamente quanto tu gastas. E neste ponto os extremos tocam-se: países muito desenvolvidos e muito pobres são mais caros enquanto países em vias de desenvolvimento ou semi-desenvolvidos são mais ligeiros para a carteira. Por outro lado se queres ter “luxos” os mesmos inflacionarão o orçamento. A fase da tua vida dir-te-á os “vicios” que já acumulaste. E esses trarão necessariamente custos adicionais. Quer seja o tabaco, a internet ou aquela dor nas costas, tudo isto tem impacto no orçamento. Aliás não é só no corpo que perdes flexibilidade, muitas vezes é mesmo nos hábitos que as pessoas tendem a ficar menos flexíveis com o tempo.

Dito isto, e fazendo um processo de auto-análise, cheguei ao ponto que sabia quais eram os meus limites pessoais. Poderia passar então à fase de criar um orçamento. E uma vez mais tens duas escolhas: ou utilizar uma estratégia “Top-Down” ou então segues a “Bottom-up”. Esta última passa por ir fazendo um levantamento de todos os custos da viagem e no final chegar à conclusão de quanto custará. Comecei o meu orçamento desta forma, e rapidamente cheguei à conclusão que não ia a lado nenhum. Esta estratégia implica teres conhecimento de tudo o que vais fazer. Ora, num universo de possibilidades, isso é uma tarefa infinita. A opção tornou-se clara. Teria que definir o meu máximo para gastar na viagem e a partir daí efectuar o planeamento. E numa mistura de auto-análise pessoal, de capacidade financeira e de vontade real de ir, cheguei a este valor.

Não é só a viagem que é algo único. A forma de orçamentares a mesma também o é. A questão não passa pelo “será que tenho dinheiro para isto?” mas sim pelo “será que quero mesmo ir dar uma volta ao mundo?”. Se responderes que sim à ultima pergunta, a primeira fica resolvida. E esta foi uma das primeiras lições que aprendi. A vontade de fazeres algo depende só de ti.

“Quanto é o orçamento para uma volta ao mundo?” A minha resposta é simples. Entre 1 a 1.000.000,00 Euros. Tudo depende da tua vontade.

No comments:

Post a Comment