Monday, February 6, 2012

A Map for Saturday


Foi um presente oferecido por dois amigos. Viram este documentário e decidiram partilha-lo. Com uma ligação lenta - e uma cidade que insiste em ter cortes de energia - o simples download foi uma tarefa “radical”. Estava num cibercafé que não tem gerador mas com ligação rápida o suficiente para fazer o download.

Tinha chegado a Chennai e estava um pouco eufórico. Voltava a recuperar a energia que nos últimos tempos me faltava. Eles pensaram em mim ao ver este filme e eu estava curioso para saber o porquê. Download feito, jantar no estomâgo e estava no pequeno, mas limpo, quarto de hotel. E quando o filme começou, só me faltavam as pipocas para me sentir num cinema.

E que filme. O documentário chama-se A Map for Saturday. E é sobre uma pessoa que tem um emprego estável, que lhe permite uma boa vida, com um bom apartamento e decide...



...sim adivinharam, largar tudo e ir dar uma volta ao mundo. Uma história que por esta altura já vos é familiar.

Este documentário retrata bem o que significa uma viagem como esta. Eu ainda estou nos primeiros 20 minutos da minha volta, mas já criei uma empatia instantânea com o autor. Algo que acontece também na estrada. Assim que conheces um “fellow traveller” existe uma ligação difícil de explicar.

Se querem perceber um pouco mais o que é isto de dar voltas ao mundo, sugiro que vejam este filme. E quem sabe, também fiquem com o bichinho das viagens. Estranhamente esse objectivo também coincide entre o autor do documentário e mim. Também gostava, com as minhas palavras e fotos, não só levar-vos comigo, como contaminar-vos com a vontade de partir e ver este belo mundo. Acreditem, não é assim tão dificil e é algo que guardarão para o resto das vossas vidas.

No comments:

Post a Comment