Wednesday, February 1, 2012

Le moi errant: Medo


Somos uma sociedade de medo. Nunca me tinha apercebido, até estar em viagem. É acarinhado e educado um pouco por todo lado. Medo de tudo. Condiciona-nos o subconsciente. Molda-nos o comportamento. Decide por nós mas dá-nos a ilusão de que a escolha é nossa. Um medo intocável e profundo. Nem tem nome. Não sabemos do que temos medo, apenas temos.

Eu não sou diferente. O medo foi o sentimento mais comum até agora. Começou no avião para Istanbul. Mal ouvi que estavamos a chegar, tive um ataque de pânico. Daqueles que te levam ao desmaio. Tudo caiu naquele momento. O medo de cometer um erro, do desconhecido e de estar sozinho. O medo de não conseguir viajar. E depois deste aparecem outros. O medo de não ter meio de sair, de não ter hotel, de apanhar um grande momento e não ter ninguém com quem partilhar. Até o mais ridiculo de todos, o medo do que os outros vão pensar de ti, quando nem sequer tens outros à tua volta.

E quando chegas a este ponto, apercebes-te de como está enraizado em ti. Como as tuas decisões não devem ser baseadas nele mas nas outras coisas. A viagem é uma conquista do medo. Começa logo em casa quando decides ir dar uma volta ao mundo. Mas aí, tudo é muito fácil e romântico. A vida não o é (ou, como eu acredito, no o é apenas). Aqui és forçado a enfrenta-lo. Não tens fuga, e sabes que o caminho que tomares acaba por te definir. Decides abraçar o imprevisto ou escolher a segurança. Liderar o teu caminho ou seguir o dos outros.

E aos poucos vais deixando o medo para trás. Não tens motivos para o teres. Tu não encontras sitios exóticos e incompreensíveis. Descobres que o teu mundo é muito maior que imaginavas. A viagem é como o conhecimento. Tu nunca o aumentas, mas sim a ignorância. E na viagem, quando deixas passar a fase do medo, descobres que quanto mais caminhas, mais mundo tens para o fazer.

2 comments:

  1. Namaste!!! Estou no nepal, a aventura Indiana terminou ... por agora! O Nepal está a ser em grande eheheh (não digo mais para não estragar :P). Quero dizer-te que partilho em total com o que disseste na tua última entrada do blogue, "E na viagem, quando deixas passar a fase do medo, descobres que quanto mais caminhas, mais mundo tens para o fazer." É tudo o que sinto e cada vez mais, viajar é tão simples e fácil estes dias, agora irmos fundo dentro de nós em paralelo com esta viagem é que pode ser tramado :) Abraço :)

    ReplyDelete
  2. Namaste! :)

    Epa ja soube. Fui "espiar" o teu blogue e dei de caras com o teu excelente post. Claro que nao resisti a curiosidade e li-o. Fico mesmo contente que tudo esteja a correr bem. Agora vou ter de me auto-proibir de ir ao teu blogue durante uns tempos para descobrir por mim proprio lol

    Qt ao que disseste concordo. E mesmo tramado, mas tb faz parte da viagem. Cada vez mais acho que a viagem e um enorme reflexo dessa viagem interior... ou isso ou ja fui, e bem, contaminado pela maneira de estar indiana e a filosofia hindu/budista :D

    Para mim tb cada vez mais facil. Sempre que olho para o inicio da minha viagem rio-me de mim proprio lol

    Um forte abraco e votos de uma viagem ao Nepal ainda de melhor que este teu arranque (isso se o teu coracao aguentar tantas emocoes - ma acho que aguenta :D)

    Stran

    ReplyDelete