Tuesday, February 28, 2012

História de uma foto: Vida




A primeira vista é uma bela paisagem. Tinha uma boa perspectiva sobre Jodhpur. O horizonte era belo e não havia como não tirar esta foto. Estava numa pequena varanda no forte de Jodhpur. Nada me obstruia a visão e por vezes tinha a ilusão de estar em pleno ar.

Acabei por ficar uns momentos. Percebi a diferença entre o momento que se capta e a realidade que é captada. Se no início fotografei pelo horizonte, a escolha apareceu por outro motivo. Quando ficas parado a ver esta paisagem ela transforma-se. Dos tetos desta cidade começas a distinguir movimento. Aqui e ali vês uma mulher a secar a roupa ou um homem a repousar. Quanto mais tempo ficas, mais o horizonte desaparece e o movimento capta a tua atenção. Já vês as crianças que brincam, os alunos de uma escola a gozar o recreio, ou uma familia a ter uma refeição matinal.

Tudo se transforma num cenário de vida. Por esta altura tudo o que vês se movimenta e percebes que a beleza real desta foto: a quantidade de vida que consegue captar. Sem ela não estaria naquele momento sentado ali. O horizonte seria mais um e não teria nada para me sentar e contemplar.

No comments:

Post a Comment