Monday, October 1, 2012

11 meses


Escrevo com um misto de alegria, tristeza, saudade, nostalgia, brilho nos olhos pelo que tenho à frente e um enorme sorriso por tudo o que vivi nestes 11 meses. Uma salada russa. Mas uma que me satifaz por completo.

Ironia do destino quis que esta data coincidisse com a despedida do Nuno da América Latina. Hoje um grande viajante começa o seu caminho de regresso a casa. Por isso acordei de madrugada. Um “monstro cabeludo” felicitava-me pela data com um daqueles sorrisos que te aquecem o coraçao. Melhor forma seria impossível. Foram duas semanas que partilhei e que foram fenomenais.

Sem dúvida um privilégio. E foi com um pouco de tristeza que o vi partir para mais uma grande aventura. Mas, depois de tantas despedidas, já nao tens o sentimento de “posse”. Já nao queres que a pessoa fique. Sabes que cada momento da tua vida tem o seu tempo. Desapegas-te ao material e ficas com a emoçao. Sei que os nossos caminhos continuarao entrelaçados como até agora.

Quando o vi partir, foi mais um momento que completou estes 11 meses. Aí, na solidao de um regresso a um hostel muito mais vazio, a cabeça flutua pelos momentos que já vivi. E foram tantos… “Como cheguei aqui?” Nao consigo responder porque nao tem explicaçao. Tao pouco necessita de uma. Apenas precisas de a viver. Entregares-te a ti próprio e sentires todas as emoçoes.

Os meus 11 meses foram isso. Um palco de emoçoes. Cada vez mais intensas. Quando te entregas a uma viagem, entregas-te à vida. Passeias por palcos que te deslumbram e sorrisos que te esmagam. Viajas pelas vidas que formam o teu caminho. Brindas a mais um pôr de sol num mar caribe, ou saudas os vagabundos de uma cidade bela e dura como a de Bogota.

Tudo isto é teu mundo. Pertence-te e tu pertences a ele. Já nao cruzas fronteiras, passas burocracias. Já nao existem linguas diferentes, comunicas com os sentimentos. Vivemos uma única vida, partilhamos o que temos e entregamo-nos à nossa própria loucura.

Feliz 11 meses a todos os que fizeram a minha viagem!!!

1 comment:

  1. Prezado João.
    Gostaria de saber se já visitou o Vietname.
    Raul Silva

    ReplyDelete