Thursday, February 9, 2012

Um Puzzle Indiano


Termino uma etapa da viagem. Passei pelos altos e baixos, pelas alegrias e tristezas, tão próprias da primeira fase. Descobri-me e redescobri-me. Apenas para me voltar a perder. E esta India teve um papel decisivo. Seguindo um cliché, ela não te deixa indiferente. E se a maioria pensa no Norte quando diz isto, posso confirmar que no Sul é o mesmo. Revisito os locais por onde passei, estado a estado. É estranho fazê-lo dessa forma. É tão verdade afirmar que cada estado é diferente, como dizer que é um todo homogéneo. Agora que parto para o Norte, é isto que levo. Um local impossível. Um sitio em que os extremos coexistem, sem nunca o serem.

Goa

É o Estado mais diferente por onde passei. E também o mais português. Esta mistura explosiva de India com Portugal, transformou Goa num sítio de direito próprio. Uma realidade em mudança. Quer pela aculturação indiana - mais real mas menos sentido - quer pela aculturação da onda hippie - mais visível mas menos duradoura. A realidade é que Goa continua a fazer hoje o que fez no passado. Apodera-se da cultura, transforma os individuos, e cria os seus próprios filhos. Hoje os portugueses são tão filhos de Goa, como é a cultura trance. E não existem ilusões, estamos na India. Não aquela que te esmaga. Uma que te convida a estar e de onde tens dificuldade em sair.



Karnakata

Dá-te sensações contrastantes. Do encanto mágico de Hampi à realidade tecnológica de Bengalore, este estado oferece-te tudo. E não gozei as praias - que são um forte concorrente às de Goa. Terei que explorar mais no futuro para o conseguir definir. Acabou por ser o Estado que me abriu o espirito para deixar a India entrar. Aqui percebes melhor de como é feita esta realidade.



Kerala

É a princesinha do Sul. Um pequeno estado, mas um que te rouba muitas emoções. Abre qualquer guia que fale do Sul da India, e ele dir-te-á para ires a Kerala. Não tinha entendido porquê, até ficar siderado pelas suas paisagens e gentes. São simplesmente magníficas. Numa curta distância vais de um paraíso aquático para um sonho montanhoso. A acompanhar, uma cultura que te cativa e uma simpatia que te prende. Aqui aprendes a deixar-te ir. Aprendes que tudo tem uma solução, mesmo que não seja aquela que tinhas previsto.

Tamil Nadu

Uma grande planicie, com picos de pessoas. Aqui o mundo é plano. Sempre o foi, e sempre o será. Umas montanhas aparecem no cenário para te recordar que também existem. A espiritualidade entra-te mesmo sem ser convidada. E tu, como já aprendeste por agora, deixas-te ir. Tudo muda aqui. Tens muito mais daquela India que imaginaste mas não encontras com tanta intensidade nos outros Estados. A terminar uma cidade que não tendo nenhuma atracção faz da sua vida o seu maior cartão de visita.

Cada um destes estados entrega-te um sentimento diferente. Quase parecem mundos diferentes. De Goa trago a gentileza, de Karanakata a amabilidade, de Kerala a simpatia e de Tamil Nadu a espiritualidade. Qualquer um destes estados ganha o prémio de melhor estado do Sul – algo que os seus habitantes certamente concordarão – mas todos fazem sentido em conjunto. Peças de um puzzle que adoras completar.

No comments:

Post a Comment