Saturday, April 30, 2011

O mundo é redondo!

Tudo tem um início. E numa viagem isso ainda é mais importante. “Escolher o ponto de partida é o arranque da viagem que me levará aos quatros cantos do mundo...” pensei eu até perceber que esta afirmação há muito que perdeu o seu sentido. Desde Copérnico (com confirmação posterior de Galileu) que o mundo é redondo outra vez. E em pleno secúlo XXI a “redondez” do nosso mundo parece óbvia!

E na realidade é. O que me surpreendeu foi o impacto de tal facto. Um mundo redondo não tem início, nem fim. E para quem quer começar uma viagem dá jeito ter um princípio. Assim a minha primeira tarefa (ou dito de outra forma, o desenrolar deste novelo) foi encontrar algo que me fizesse escolher um ponto inicial.

Quando comecei a procurar uma partida, tudo era opção. Qualquer lugar era válido. E logo ali aprendi a minha primeira lição: és totalmente livre para escolher. Quase em simultâneo tinha quatro partidas dispares: Tokyo, Nova Deli, Sydney e Rio de Janeiro. Todas elas com os seus motivos para serem uma escolha válida.

E andei assim durante algum tempo. Saltitando de partida em partida, sem encontrar algo que prendesse a minha escolha. Ainda meio perdido, um pensamento captou a minha atenção. Uma volta ao mundo foge à lógica dita normal. Eu não deveria ser racional mas sim encontrar a minha lógica, se queria escolher um lugar.

E enquanto iniciava esta mudança de raciocinar, uma nova partida entrou no meu leque de opções. O seu nome Istambul. No início era apenas uma possibilidade ténue. Mas foi ganhando força consoante o meu novo raciocinio ia ganhando forma... E passado muitas saudáveis dores de cabeça foi mesmo a minha escolha final.

Existem tantos pontos de partida como existem pessoas com vontade de partir. E não poderia existir melhor lugar para arrancar. Istambul é mítica, transformista e muito bela. Passagem entre o ocidente e o oriente, rica em história e cultura. Serão as suas sete colinas que me levarão a outros destinos...

3 comments:

  1. Olá.
    És o Stran? Em volta ao mundo?

    Ena Pá! Ganda maluco!

    :-)

    Diverte te.

    ReplyDelete
  2. Oi! Sim sou o Stran... a minha azelhice internautica fez-me mudar o nome com que assino e agora não consigo alterar...

    Por enquanto ainda não estou. Arranco em Outubro! :)

    E fiquei super contente que tivesses aparecido por cá! Como é que estás?

    Abraços,
    Stran

    ReplyDelete
  3. Olá Stran. Estou muito cansado, mas bem. Consegui passar num concurso publico muito complicado, e no mestrado (Direito) as coisas estão a correr bem.
    Neste momento estou a apostar forte na carreira.

    ReplyDelete