Sunday, August 26, 2012

Le Moi Errant: Soy Latino

Chego a um sitio novo para descobrir que estou em casa. A viagem é longa. Apesar da proximidade humana, que tudo une neste planeta, a Asia é feita de desconforto. Quando saí no aeroporto de Medellin foi um choque. Reconhecia de novo todos os pequenos pormenores. Sabia como andar e o que fazer. Já nao tinha que pensar muito. Aliás já nao o tinha de o fazer. Tudo era natural em mim.

Foi um conforto desconfortante. Nao sabia reagir a este calor humano. Muito similar a tantos outros e original na sua essência. Uma vez mais segui o rumo da minha viagem enquanto apreciava o "con mucho gusto" sempre que agradecia por um serviço. E nos passos que se seguiram um pequeno pensamento-emoçao nascia dentro de mim: Soy latino!

Nao é um choque, mas antes uma confirmaçao. Algo que se sente e por vezes se esconde. Mas que uns tempos de ausência fizeram explodir este sentimento, com uma força inimaginável. 

Crescer no mundo latino é crescer num que se rejeita. E com isso rejeitamo-nos. Um sentimento que gosto, mas que se funde com uma paixao sincera por nós próprios. Neste mundo existem escritores e cafés. Existem afeiçoes expressas por gestos e um sorriso em cada esquina. Existe a desconfiança pelo próximo e a proteçao do vizinho. E existe muita "fiesta"... celebra-se a vida sempre que se pode. Sendo certo que se pode sempre.

E por aqui acabei por descobrir a essência das minhas contradiçoes. Ela nasce de onde dei o meu primeiro choro. E desde esse momento nao me largou mais...

No comments:

Post a Comment