Thursday, November 10, 2011

Carta

Göreme, 09 de Novembro de 2011
Querid@ leitor(a),


Cheguei bem a Göreme. A viagem foi longa e um pouco cansativa. Mas acabou por compensar... Acordei para ver o belo nascer do Sol em Cappadocia. É uma paisagem vasta. O tom esbranquiçado do terreno combina na perfeição com os raios de sol matinais. Talvez seja por isso que a viagem de balão começa nesta hora do dia. E são tantos! Um autêntico postal vivo.


Ontem acabei por não fazer muito. Check in na pensão e parti para ver o Göreme Open Air Museum. Sei que vou utilizar muito esta palavra mas é mesmo bonito. Um complexo monástico forjado nas rochas desta região. Não é muito vasto, mas todo o local permite imaginar como seria a vida por aqui. E apesar dos turistas encherem as galerias – tornando a experiência um teste à paciência – por fora consegues ter uma excelente vista sobre o vale que se estende a partir de Göreme. A Capela Escura vale bem a pena as 8 liras adicionais. Os seus frescos parecem novos e daqui conseguimos imaginar a beleza que seriam as outras galerias. Apesar de proibido ainda consegui tirar algumas fotografias. Mais pela minha ignorância (e sorte) do que pela ousadia. Só à quarta fotografia é que o segurança (que tinha acabado de entrar) me avisou “no photos”. Fiz a minha cara 31 de turista ignorante e segui em frente.


O resto do dia foi mais calmo. Ainda parti à busca do pôr de sol, mas revelou-se uma tarefa impossível. Saí muito tarde do hostel e o momento fugiu-me. Sem problemas, pois acabei por encontrar a primeira pessoa que conheci na viagem: Yuhsi, de Taiwan. Coincidência do destino, também se despediu do emprego e está a fazer uma longa viagem pela Europa e arredores. Acabámos o dia com uma excelente conversa, daquelas que não conhecem horários.


Acabei por recordar todos os bons companheiros de quarto e amigos que conheci. Uma prova viva que a simpatia não conhece coordenadas. Partilhámos uns breves bons momentos, mas foi o suficiente para criar amizades, arranjar contatos e conhecer optimas histórias. Uma delas pareceu tirada de um filme romântico. Ele brasileiro, ela turca. Conheceram-se e falaram pela internet durante uma década. Apaixonam-se na primeira vez que estão juntos. É magia pura e vou torcer os dedos para que tudo dê certo. O Metropolis Hostel teve mesmo um vibe especial. E até o recepcionista, de aspecto cheguevariano e humor esquizofrénico (saltando de uma simpatia soviética para uma latina enquanto o diabo esfrega um olho), me parece uma personagem talhada para aparecer numa história qualquer.


É altura de me despedir. Vou precorrer os bonitos (lá está a palavra outra vez) trilhos que esta região tem para oferecer....

Contigo no meu pensamento, me despeço,

Um beijo e um abraço apertado,

Stran, o puto viajante

P.S. Não sei se reparaste, mas coloquei um link no blogue para o meu album de fotografia...

No comments:

Post a Comment