Friday, November 11, 2011

Uma companhia muito especial...

“E como vais lidar com o viajares sozinho?” Pergunta recorrente sempre que falava da viagem. Respondia que, com a minha dupla personalidade, nunca estaria sozinho. No fundo, sabia que poderia ser complicado, mas acabaria por encontrar amigos pelo caminho.






Mas ontem foi especial. Tinha decidido caminhar pelos vales desta magnífica região. Como tinha acabado de chegar, e sem amizades criadas, estava preparado para o fazê-lo sozinho. Nada que me assustasse pois gosto de o fazer. Nem quinhentos metros volvidos e... já tinha companhia! De início estava um pouco assustado. Roxelana e Halide eram lindas, mas encontrá-las no meio do nada, e tão contentes por me verem, deixou-me de sobreaviso. Decidi dar tempo ao tempo e ver onde esta relação ia.


Os destinos eram o vale Rosa e Vermelho. Dois trilhos muito conhecidos e por isso perfeitos para mim. Inexperiente nestas andanças, convinha ir por onde existissem outras pessoas. Se acontecesse algo, estaria sempre perto de ajuda. Nem a Roxelana ou Halide me poderiam apoiar nesse caso. Com a decisão tomada, saio da estrada principal. Aventuro-me pelos trilhos que furam a cortina de rochedos à minha frente. E por espaços mais ou menos abertos, lá iamos em conjunto. Halide, de espírito mais independente e lutadora, seguia à minha frente. Roxelana, com mais compaixão, dava-me protecção atrás de mim. E heis que o vale se abre à minha frente. E que visão! Não pude conter um “wow”. É daquelas paisagens que te deixam sem ar. Não conseguia fazer mais que contemplar tudo à minha volta. Fiquei humilde com o que via.


Passado o momento de deslumbre, entro nestes vales. Passo por um café estrategicamente colocado no caminho. “Want a drink?” pergunta-me o dono. “No thanks” respondo-lhe com um sorriso. A minha vontade era andar por entre as encostas rochosas esculpidas pelo vento. Onde a vegetação conquista cada pedaço fértil. Tens em simultâneo a sensação de aridez e lúxuria. Estes trilhos são mesmo um palco perfeito para caminhadas. Neste caso, o aspecto Outonal permite-te estares mais centrado em ti. Depois de uma vida de stress e complicações. De dias agitados e emoções fortes. E após um arranque de viajem fantástico, pude finalmente fazer a pausa que precisava. Foi a grande oferta destes “Adamastores” cobertos de véus brancos: um tempo longe de tudo e um espaço contigo próprio.


E quando o cansaço apertou, foi altura de regressar. O Sol já se escondia por entre as montanhas e o frio aqui é implacável. Despeço-me uma última vez de Roxelana e Halide. Sem dúvida, foram as melhores amigas deste homem neste dia...

No comments:

Post a Comment