Sunday, November 13, 2011

Momentos

São milhares de coincidências – e pequenas escolhas – que fazem um momento. Neste caso, ir a pé até Ürgup (a 8 km de distância de Göreme) e uma demorada subida, levaram-me a este local. Um pequeno abrigo no cimo de um dos vales que rasga Cappadocia. Protegido do vento e bafejado pelo sol, encontro finalmente o tempo para admirar todo este mundo.
Lá em baixo, por entre as paredes despidas do vale, floresce a vegetação. Tenho a sensação de estar num pequeno jardim de éden. O Outono dá-lhe um tom acastanhado, onde o verde desponta aqui e ali. Não se ouve nenhum som de civilização. Apenas os pássaros e o vento a tocar nas folhas falam comigo. Reflito um pouco. É uma sorte estar aqui, neste momento, no meio de tão bela paisagem.
Sinto que a mesma me toca e me molda. De alguma forma estou diferente, mais calmo e centrado nos meus pensamentos. Não estranho que os cristãos otomanos tenham vindo para aqui. Toda a imensidão desta paisagem nos obriga à reflexão e nos torna humilde. Existe uma dualidade nesta paisagem. Cá de cima temos uma visão de montanhas vermelhas e suaves. Uma visão ampla apenas cortada pelos riscos brancos. Nesses riscos existe a monumentalidade tão retratada em fotografias. É um local exótico por se passear. Os trilhos levam-nos a vales curtos rodeados do branco caracteristico, a locais perdidos e túneis que parecem portais para um mundo de fantasia.
Aliás todo este mundo se assemelha a um mundo de fantasia. É fácil imaginar que, por entre os arbustos, irá sair um duende a qualquer momento. Ou que o som do vento, é a nave de Luke Skywalker a chegar. Mas também é o local perfeito para não pensar em nada. No meu caso, peguei no ipod e deixei que o shuffle determinasse a música do momento. É clássica. De repente as encostas tornam-se musicais. Como que esta provisse dos seus vales. Talvez seja o ondular das colinas que combine com os acordes desta música. Não sei. Nem me preocupo em encontrar o motivo. Deixo-me embalar e aproveito mais um belo momento...

2 comments:

  1. Olá João, os relatos e fotos da tua viagem estão espectaculares! Continuação de boas viagens e vai dando noticias.

    ReplyDelete
  2. Oi :)Obrigado! É mesmo bom ler isto. Mesmo muito obrigado. Tudo isto só faz sentido quando alguém do outro lado está também a gostar. Espero que esteja tudo bem por aí. Beijinhos

    ReplyDelete