Wednesday, July 18, 2012

Um dia em... Nha Trang

E depois de uma viagem intensa é altura de relaxar um pouco. “Às 5 da manhã?!?” perguntas-me tu. Bem sei que é uma hora imprópria, mas vale o esforço. O lugar de encontro é o mesmo de sempre: à porta do hotel. Espero que a ruela que passaste não te assuste. Nem a porta de garagem que é a entrada do hotel. Garanto-te que a zona é pacífica – como em todo Vietnam - e o quarto é um dos melhores que já tive. Tive direito a duas camas, muito espaço, televisão e casa-de-banho com água quente. Um verdadeiro luxo neste tipo de viagens.
Mas não foi para te mostrar o hotel que te fiz acordar tão cedo. Saiemos desta ruela, cruzemos a marginal e chegamos ao ponto que quero estar: a praia de Nha Trang. Começas a perceber o porquê desta hora. À tua frente tens uma espetacular paisagem. Em breve se tornará mágica. As ilhas, o mar calmo e o sabor a maresia são o palco para o artista principal. Esse desperta um pouco mais tarde.
Por agora, os únicos despertos são os vietnamitas que já abordam a praia. Uns para começar mais um dia de lazer, outros que passam por nós no seu jogging matinal. Há quem tenha energia para fazer um pequeno jogo de futebol. Eu prefiro ficar sentado num banco à beira-mar e deixar o espetaculo começar.
E tem início com uma mudança de cor. O roseado serpenteia o céu, e toca ao de leve o mar calmo à nossa frente. Lentamente o Sol desperta. Com ele, o laranja domina a paisagem, competindo com o verde das ilhas. O som das ondas transportam-nos para um lugar intemporal. Podia ser o terminar de um dia ou começar de outro. Degustamos este paraíso lentamente. Com uma alma que rejuvenesce a cada segundo. Impossível não sorrir.
Lentamente, ao ritmo de um sol que desperta, voltamos ao nosso banco. Olhamos em volta e a cidade também acorda. Altura de passear um pouco. O melhor é seguir a larga marginal que acompanha o mar. No passeio, centenas de pessoas praticam os seus desportos matinais. Fazem alongamentos na areia, flexões no jardim que medeia a praia e a marginal ou então jogam bagdminton. O que eu mais gosto de ver é o tai chi colectivo. Uma dança bem coreagrafada e que transmite uma paz que combina com este espaço.
Seguimos a avenida até ao seu final. Passamos por muito resorts. Afinal estamos em Nha Trang, para todos os efeitos uma megapolis turistica. Mas quando passamos esta avenida, na companhia do mar, o cenário muda e regressamos a um Vietnam mais tipico, com casas baixas, bicicletas e motas na rua e um sitio para comer em cada... espaço disponível. É sempre hora para comer, e com o estomago a apertar eu faço o mesmo.
Queres alguma coisa? No meu caso vou comer uma baguete com ovos mexidos (um verdadeiro vício) com um café suda a acompanhar – um vicio ainda maior. Este ultimo é um simbolo deste país. Café com leite condensado e gelo. A bebida perfeita para um calor que às 7 da manhã já se sente.
Os vietnamitas olham curiosos e quando os nossos olhares se cruzam, sorriem. Este é o país dos sorrisos. Encontra-os em todo lado. É uma sensação extraordinária. O pequeno almoço está tomado, e quero-te levar a um sitio que vi noutro dia. É só seguir esta rua até ao final. Depois, quando ela sobe para a montanha em direcção ao ferry, entramos numa daquelas que à primeira vista não o deveriamos fazer. Uma ruela que vai apertando até apenas ter espaço para nós.
Por aqui as casas parecem de férias. As pessoas parecem gozar um descanso enquanto saboreiam a comida e nos estranham. Sorriem com o nosso sorriso e deixam-nos partilhar esta rua longe dos roteiros turisticos. Lá no fim encontramos o mar uma vez mais. Um veludo cintilante com o reflexo do sol. A beira do mar, as casas de madeira dos pescadores. Uma mulher toma o seu banho enquanto alguns navegam entre a terra e os barcos de pesca nos cestos aquáticos. O toque salgado do vento tempera a paisagem e é altura de nos deixarmos perder nesta paisagem...

4 comments:

  1. opá, este post é para mim, eu que sou uma beach babe do caneco, praias lindas é comigo :D

    ReplyDelete
  2. lolololol uiii então aqui na colombia e no Brasil tenho de fazer uns quantos post em especial para ti ;)

    ReplyDelete
  3. Faz, faz, se te atreveres, e depois levas comigo no próximo abion! Já sabes que eu sou assim, dá-me na vinheta e ala que já se faz tarde :p

    bijus fofos

    ReplyDelete
    Replies
    1. lolol olha entao os dias em Playa Blanca e em Tayrona vao ser dedicados para ti ;)

      Delete