Tuesday, March 6, 2012

História de uma foto: Uma criança


Em cada foto uma história. Nesta está a de uma criança. Uma que sonhava mesmo contra o que via à sua volta. Imaginava-se longe do seu bairro, a caminhar pelas estradas do mundo. Talvez tenha começado a sonhar quando o seu pai falava de terras longiquas. Lugares apenas acedidos pelas palavras que bebia com entusiasmo. Por dentro crescia o sorriso de quem sonha.

E o tempo passou. A vida traz curvas e contra-curvas, mas segue sempre numa direcção. A criança já não era mais criança e o sonho estava mais escondido. Mas sempre vivo. De tempos a tempos sussurava-lhe ao ouvido, mas ele não queria ouvir. Contentava-se pela felicidade do momento e a certeza de uma vida planeada. 

Mas o sonho é rebelde e não se deixa dominar. Quando preso numa jaula, vira fogo e consome por dentro. Torna-se fruto de mal estar e insatisfação. E a criança, que agora menos criança era, já não sonhava e muitas vezes desejava não o ter feito. Encontrava-se fraco e abatido.

No meio deste tempo árido e cruel, heis que uma pessoa, cujo olhar atravessava a sua alma como quem olha através do vidro mais translucido, lhe dá a primeira palavra. Pega nele e diz-lhe: “vai!”. Entrega-lhe a força que ele tinha perdido. E a ela, junta-se outra e mais outra. De repente, aquela criança - que se imaginava sozinha e abatida - tem uma multidão à sua volta. Recebe tudo o que precisa para caminhar.

O criança volta a ser criança e retoma o sonho. Já não está apenas acessivel nas palavras do seu pai. Está nas suas mãos, nas suas pernas, no seu coração. Agora o sonho arde mais intensamente, mas já não o consome. É a força que o move.

E quando essa criança se senta por fim naquelas pedras de mármore, verte uma lágrima. O sonho estava ali, à sua frente, à sua volta e dentro de si. Olhava para o Taj, mas não era isso que ele via. Via todas as pessoas que fizeram o seu caminho. Recordou quem lhe deu o primeiro empurrão. Agradeceu a todos e soube que nunca mais deixaria de ser uma criança...  

2 comments:

  1. Adoro a forma como escreves. E compreendo perfeitamente as coisas que nos transmites!
    Tb eu segui esse sonho, tb eu tive o apoio e fui "empurrado" por muita gente.
    Neste momento é bom estar outra vez a acompanhar alguém que está a viajar e que curiosamente, ou não (pq mts devem sentir o mm), partilha o mesmo que eu senti.

    Acabei a minha volta ao mundo à menos de um ano...e tenho saudades...muitas...
    Aproveita o máximo e absorve tudo o que conseguires...sem stresses e vivendo o momento. Foi o que eu fiz!
    Serão os melhores dias da tua vida...algo que irás recordar TODOS os dias...é isso que acontece comigo.

    Um abraço e Walk On!

    Rui Magro Correia
    www.caminhoscruzados.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito, muito obrigado pelas tuas palavras. Nem imaginas como é bom saber que podes ir acompanhando, uma vez mais no teu caso, as aventuras de uma viagem ao mundo.

      Ainda não consigo imaginar como deves sentir, passado este tempo da tua viagem. Uma curiosidade: como foi o regresso? e agora sentes a vontade de partir numa próxima viagem?

      Uma vez mais muito obrigado, e um forte abraço viajante,

      Stran

      P.S. Parabéns pelo site! Está excelente :)

      Delete