Wednesday, May 2, 2012

Le moi errant: Eat Pray Love... ou a diferença em mim


Uma companhia desde o início da viagem. A cada “devias de ler”, a minha curiosidade aumentava. Uma sugestão censurada pelo o meu “lápis azul” mental. Mas sempre que aquelas 3 palavras chegavam aos meus ouvidos ele perdia força.

E quando o livro sorriu para mim- numa livraria de aeroporto - acabei por aceitar o convite. Mal comecei a ler percebi o porquê de tantas sugestões. Era impossível escapar à comparação entre o que lia e o que vivia. Apesar das muitas diferenças, o espírito era idêntico. Ao ler este livro, dialogava com ele e foi aí que surgiu o meu espanto.
Não falava com a escritora com uma voz de admiração, mas de companheiro. Percebi a mudança brutal que tinha ocorrido em mim. Um passo que ainda não tinha sentido. Elizabeth era uma fellow traveller - tal como outras que conheci - e vivia no mesmo mundo de letras que eu agora vivo. Ainda reconheço a realidade e vejo as diferenças. Eu sou - no máximo - algo em potência e ela uma confirmação. Mas rompi as barreiras de admiração.
Percebo quanto nos auto-limitamos pela forma como construímos o mundo à nossa volta. Somos todos seres humanos. Feitos do mesmo sangue e alimentados pelas mesmas emoções. Não existe diferença entre o escritor e o leitor, o que viaja e o que fica. As barreiras construidas são nossas. Não do mundo que nos envolve. Tal como qualquer outra, assim que as destrois encontras um enorme - mas natural - percurso à tua frente...

4 comments:

  1. Caro Cardiga
    sobrevives ou vives?
    ou será que são ambas as situações ?

    Coragem não te falta.
    Vai segue e goza.
    Vítor Teixeira

    ReplyDelete
  2. Viva :)

    Um pouco de ambas, mas eu diria que agora é muito mais de viver do que de sobreviver :) Mas tenho de admitir que não é preciso muita coragem... embora pareça difícil a verdade é que o mundo é fácil :)

    Obrigado pelas palavras :)

    E por aí, como estão as coisas? Espero que esteja tudo a correr bem

    Um abraço do tamanho do mundo
    João Cardiga

    ReplyDelete
    Replies
    1. Por cá um pouco mais do mesmo.
      mais velhos mais resingões e mais 'conservadores'
      Como sempre o Sporting ganha ao Benfica qd não deve...
      Qd pensas largar a Europa/Ásia e te dedicares à América do Sul e já agora do norte.

      UM Abraço

      Delete
  3. lololol O sempre fiel Sporting :)

    Em principio será em Junho. Mas a america do norte será apenas 15 dias, se tanto :)

    Um abraço

    ReplyDelete