Monday, May 21, 2012

Uma festa em Udomxai

“Onde podemos alugar bicicletas?” Uma simples pergunta com consequências inesperadas. Depois do almoço tomado, era altura de procurar uma bicicleta para explorar um pouco a região de Udomxai. A vila por si só não tem um grande atrativo. Mas por perto existem cascatas e grutas, e com tempo livre, apetecia expandir os nossos horizontes. No dia anterior, do topo de um espaço em que se encontra uma stuppa e um buda, podiamos contemplar um belo vale rodeado de montanhas sudestemente lineadas, que despertaram a curiosidade.
Mas era fim-de-semana e as lojas pareciam fechadas. A teimosia levou-nos a procurar soluções alternativas, pelo que aquela pergunta queria dizer mais “têm alguma bicicleta que possamos alugar?”. Motivo pelo qual tinhamos interrompido a festa que decorria no pátio da companhia de águas.
“No shop... close”, “Sorry... sorry... no bicicle” responderam-nos quando perceberam o que queriamos. E com isto viramos costas à procura de outra solução. Mas, mesmo antes de cruzar o portão, alguém chama por nós.
Com um sorriso amistoso, convida-nos para comer e beber algo. E com isso abria as portas da festa e, principalmente, as da simpatia e hospitalidade deste país. Depois... bem, depois existiu dança e karaoke. Muita cerveja. Risos, estórias trocadas e uma alegria genuína de nos ter por perto.
A magia desta partilha é impossível de passar por palavras. A cada Sabaidee Pi Mai (Feliz ano novo) molhado, o sorriso aumentava. Ali não existiam europeus e asiáticos. Apenas pessoas que partilhavam a felicidade de estarem vivas e a aproveitar mais um dia das suas vidas. Um dia que nunca me irei esquecer...

No comments:

Post a Comment