Thursday, December 8, 2011

Tempo de pausa

Viajar é ter várias geografias dentro de nós. Saímos de um sitio mas não nos desligamos de onde estivemos. Para quem escreve sobre a sua experiência isto pode-se tornar confuso. Estamos, durante uma fase, em vários sitios ao mesmo tempo. Cheguei à India depois de uma experiência marcante no Irão. E ainda estava a cultivar a minha paixão pelo cenário desértico e já me era apresentado um cenário de luxúria tropical. Aqui tudo explode de vida. O calor húmido impõe-se. Os pulmões enchem-se de oxigénio. Um verdadeiro contraste com o que tinha presenciado e me habituado.

O corpo - e a mente - fica sem saber como reagir. A quantidade de estimulos é tremenda e quase que existe a sensação de impotência. Perco o meu norte. Nunca tinha experimentado tal coisa. E como em tudo nesta viagem, estou a aprender a lidar com esta situação.

Sigo o conselho do meu corpo: é altura de uma pausa. De me deixar entregar à doce actividade de nada fazer. Viver sem preocupação a não ser a do momento. Sem outra intenção que não seja a de existir. Sem dúvida chegou o momento da minha primeira pausa. E tenho de admitir, a escolha do sítio foi perfeita. As praias de Goa chamam a isso mesmo. Dizem-me que está tudo bem. Para não me preocupar. A viagem ainda está no início e ainda existe muito para aproveitar. Mas isso é algo que fica para depois. Agora é tempo de uma pausa...

No comments:

Post a Comment