Monday, April 16, 2012

De novo um aluno...


É um cliché dizer que estamos sempre a aprender. Ainda maior – e mais verdadeiro – quando nos referimos a viagens. Mas apesar da constante aprendizagem nem sempre somos alunos. A India deu suficiente confiança para me esquecer o que é ser aluno da vida. Sorte que encontrei o Nepal pelo caminho. E com ele aprendi grandes- e por vezes duras - lições.

Percebi que sou tão ignorante como no dia em que nasci. Ou que não é a idade que nos dá algo para ensinar. Poderia explicar este país, e o que senti, pelo cansaço da India. Uma exaustão de emoções que nos faz recolher na mais doce preguiça. Mas isso seria demasiado fácil e pouco fiel a este país único. Sei que saio do Nepal sem o realmente conhecer. Algo que posso replicar para qualquer país que tenha passado.

Por aqui recuperei velhos vícios, senti-me derrotado pelas situações e regressei um pouco ao estado de alma que tinha antes. E por aqui é fácil. Com uma industria turistica com força, e poucas alternativas para quem se quer deixar ir pela preguiça, só posso sentir que este país foi uma pausa na minha viagem. Aquela necessária para reaprender a aprender. Para olhar mais fundo dentro de mim, mais do que achava possível.

O Nepal impõe-se pela sua brandura. Pelo seu caracter próprio e gentil. Ensina-nos, sem nos impôr nada. E transforma-nos todos no seu mais humilde aluno...

No comments:

Post a Comment