Monday, April 23, 2012

Mulher

Um simples acaso determinou que em vez de dois X's eu tivesse um X e um Y. E por causa deste pormenor, portas abriram-se, a minha vida foi facilitada e passeio-me por este mundo sem as preocupações de tantas pessoas. Ninguém me quer tocar, ficar horas a olhar para mim ou me convida para dar uma “rapidinha” já ali ao lado. Uma realidade tão diferente que mudaria por completo a minha viagem.
Foi isto que senti, enquanto suava em bica às duas da manhã e conversava com Shyla. Conhecia-a em Bangkok. Estavamos à porta do local onde pernoitavamos – fruto do meu vício de nicotina – e as palavras fluiam sem parar. Ironia do destino, conhecia melhor uma realidade que já tinha abandonado fisicamente.

E por ali – naquele pequeno sofá no passeio de uma rua tailandesa - recordei outros locais da viagem e a minha própria pátria. Vi como a realidade ainda é tão cruel para as mulheres. Um mundo de privilégios para quem tem a sorte de lhe sair um Y na lotaria genética. Outro muito diferente para quem lhe sai o X. Mais luta, mais tristeza e desilusão. Mesmo na Europa, a luta ainda é desigual. No resto do mundo só agora começou.

Viajar é também pensar na realidade que nos rodeia. Hoje dedico este post a todas as mulheres. Às que, com uma coragem que nunca necessitei, viajam como eu por este mundo. E àquelas que na luta mais dificil - a do dia-a-dia e dos seus sonhos - guerrilham por uma vida a que têm direito, fazendo sacrifícios que nunca tive sequer de ponderar...

2 comments:

  1. http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=F0uCsFOhNCE

    ReplyDelete
  2. Without a doubt... :( Espero que se transforme num human's world e que de preferência possam coexistir com todos os outros elementos da natureza...

    ReplyDelete