Tuesday, April 3, 2012

História de uma foto: Pelos teus olhos


Reparo em ti e vejo uma vida. Um olhar vago preenche os meus pensamentos. Sei que não posso aceder aos teus. Apenas estou aqui, ao longe, a tentar captar a tua beleza.

Pelos teus olhos tento caminhar na tua vida. Tento entender o que motiva esse teu olhar. Pergunto-me o que verás quando os teus olhos se cruzarem com os meus... Verás uma pessoa, ou mais um turista que te poderá dar um pouco do teu sustento? Um estúpido turista que ignora a dureza de uma vida mantida com o pouco que te é oferecido em troca de uma lembrança?
Será que me vês? Ou o hábito de um dia passado no mesmo local te torna cega ao que por aqui se passeia. Eu não fiquei indiferente a ti. Os teus olhos diziam-me que a tua vida não era fácil. Que essa dificuldade não te moldou. As tuas rugas acompanham a beleza do teu olhar. Confidenciam-me que nunca te rendeste. Que ainda hoje olhas à tua volta a admirar o que te rodeia. Estás em vários momentos. Tentas captar um futuro cliente enquanto saboreias o tempo que a tua profissão te permite.
Nesta praça podes ver o mundo. Podes admirar os europeus, americanos e chineses. Aqui e ali os oceânicos. Pelo meio os teus companheiros de cidade. Pelos traços da arquitetura viajas entre o ocidente e oriente, e talvez te orgulhes por seres filha deste local que é um mundo de civilizações...

No comments:

Post a Comment