Tuesday, April 17, 2012

História de uma foto: Kung Fu Master



A foto não está bem tirada. Mas esta é a mais preciosa do Nepal. Quando cheguei ao Lama Hotel estava exausto. Era o segundo dia do trecking e o meu corpo estava a começar a não aguentar a doença.

Altura de decidir o hotel mas primeiro tinhamos de encontrar as nossas mochilas que enviamos por porters. Coincidência, elas estavam no mesmo hotel desta criança. De imediato nos cumprimentou com a sua energia e sorrisos.

E isto foi só o início. Como tive que ficar mais um dia – uma febre repentina assim mo obrigou – acabei por encontrar nela a perfeita companheira. Afinal partilhavamos a mesma idade mental e fascinava-me a sua imaginação e energia inesgotável. Ela brincava com tudo e com todos. Qualquer coisa era motivo de sorrisos. Entre os mesmos, gritava umas frases que só ela percebia, mas que faziam todo o sentido.

Toda ela era uma personagem tirada de um filme de kung fu. E nesse filme era um mestre. Um daqueles que à primeira imagem nos parece enlouquecido pelos anos de isolamento. Mas que nos surpreende pela sabedoria de nos transmite com essa loucura. Cada pedaço de tempo era uma lição. Ali aprendi como com pouco se pode brincar. Como um sorriso é mais forte e poderoso que qualquer murro certeiro. Ou como mesmo sem nada, alguém pode ser tão feliz e fazer os outros tão felizes.

Quando tirei esta foto senti-me esmagado pois ela me tinha dado tanto. Senti-me como um aluno, que ainda tem tanto para aprender, a despedir-se do seu pequeno e louco mestre. E por dentro verti uma lágrima. Daquelas que deixam um rasto no nosso coração...

No comments:

Post a Comment