Monday, April 9, 2012

Holi Mess

Acordei ao som de crianças. Os gritos, risos e passos de corrida não enganavam: o Holi tinha começado. A criança que está em mim deu um pulo da cama e saio para ver. Quando olho para o conjunto de cores que voam nem quero acreditar. Embora fosse algo que sempre ambicionasse, não pensava ter a possibilidade de o festejar.

Holi festeja-se com cores, água e de vez em quando ovos. Festeja-se com muita alegria e sorrisos. É uma confusão multicolorida e não foi diferente em Pokhara. Existe algo neste festival que me seduziu de imediato. As cores são o mais simbólico. Mas são cores de emoções. Todos comungam o espirito jovial que o festival traz.

Preparo-me para entrar nesta confusão. Compro munições – um pacote com cada cor e uma garrafa de água – e liberto-me para o que vem. A cada “Happy Holi” uma cor é colocada no meu rosto e de quem se cruza comigo. Pela avenida principal existe uma parada em festa. Pessoas dançam, juntam cores, recebem água dos andares de cima. Naquele dia, tudo é confusão, tudo é alegria.

No final sou um ser multicolorido, igual a todos os outros que me rodeiam. Não existem nacionalidades, idades ou géneros. Esta confusão é sobre a partilha de um sentimento comum a todos: o de alegria. E que melhor do que espelhar essa alegria do que no azul, verde, amarelo ou vermelho vivo que compõe todo o cenário à nossa volta?

No comments:

Post a Comment