Thursday, January 5, 2012

Bengalorizado


Existem locais que nos atraem por nenhuma razão aparente. Sem ser o título de Silicon Valley Indiano, não encontrava outro grande motivo para estar aqui. Ouvi dizer que esta cidade nos bengalorizava, mas nunca encontrei a definição de tal coisa. Assim fui conhecer a cidade, aberto a tudo o que tivesse para dar...

Mg Road e Cubbon Park

Todas as cidades são marcadas pelas suas avenidas. São sitios amplos que desbloqueiam o movimento dos seus habitantes. Umas são importantes pelo seu comércio, outras pela sua beleza e algumas pela importância que têm na centralidade de uma cidade. Eu diria que a Mahatma Ghandi Road (ou MG Road como é conhecida) é o ultimo caso. Mais do que o comércio ou beleza, é a sua centralidade que a marca. Aqui todas as ruas parecem ir ter à MG Road, e o trânsito - em modo stand still à hora de ponta - é testemunho disso mesmo. Nas laterais desta avenida estão grande empresas, ruas comerciais e hotéis. No seu centro, a linha de metropolitano, posicionada uns bons metros acima do solo. E é por esta avenida que vamos ter... bem a qualquer lado.
No meu caso quis ir ter a Cubbon Park. Um parque plantado no meio da cidade e que contrasta com a agitação da capital do Estado de Karnakata. Aqui, quase perdemos a noção de estar na India. Não existe muito trânsito, as ruas fluem direitas e o verde das árvores dão uma tranquilidade impossível de atingir no turbilhão da típica rua indiana. Vê-se aqui e ali, o casal de namorados a passear, o idoso a reflectir ou o esquilo a pular de ramo em ramo. Claro que o tipo de árvores, e fauna que voa por ali, te diz que estás na India, mas a estátua da Rainha Vitória quase que te transporta para uma outra localidade e tempo. É um bom local para descansares e aproveitares para carregares baterias antes de entrares na confusão da cidade indiana.
Chickpet (mercado)

Esta é a parte velha da cidade. Centro dos transportes (autocarro e comboios), sede do forte da cidade e local do grande mercado de rua. Por aqui, muita confusão e ruas estreitas. A acompanhar grande parte do percurso, um mercado. Daqueles mercados de rua que nos convida a participar. Eu passeio-me por ele. Apenas mais um entre tantas pessoas que por aqui passam.

Como em tudo na India, somos engolidos. Mas é uma boa sensação. Como uma onda, basta nos deixarmos ir até onde ela tem força para nos levar. A partir daí, estamos uma vez mais por nossa conta. Sem dúvida que este sitio completa a parte mais ampla da cidade. Apesar de interessante, sem este mercado de sons e gostos, Bengalore seria um mais pobre.

Os centros comerciais

Quis estar aqui para... estar. Queria experimentar uma cidade indiana. Moderna e actual. Bengalore, cidade que viu crescer um dos co-fundadores do Hotmail, é hoje uma cidade em crescimento. Acabei por ir onde as pessoas passam parte do seu tempo: nos centros comerciais. Um pouco por todo o lado, é aqui que cidade se movimenta.

E o improvável acaba por acontecer quando se quer conhecer uma cidade. Eu, que não sou dado a centro comerciais, acabo por passar algum tempo neles. Pouco diferem do que estamos habituados. Imagem perfeita do mundo actual que vivemos, com todos os seus lados negativos e positivos. Por aqui passeia-se a cidade que vive. Compra-se roupas e presentes de Natal. Ou então passa-se o tempo a ir ao cinema. Foi o que optei. Não tendo uma escolha variada (quero ver um filme de bollywood em Mumbai), acabo por ir ver o Missão Impossível. Um grande sucesso, com as sessões quase sempre esgotadas. Lá consigo o bilhete e sigo para a sala. Mas afinal existem diferenças. Descubro que não posso entrar com tabaco ou isqueiro. Aliviado dessa carga, entro para uma sala escura onde muitos aguardam o início do filme. Lá dentro a pequena confusão indiana. Por esta altura também já é minha. E quando à nossa frente o documento do governo atesta a autorização para o nosso filme começar, o silêncio impera. Apenas cortado pelo som das pipocas.

Bengalore não é um encanto. Se analisarmos por si só cada um dos seus aspectos, existirão outros locais na India onde encontraremos melhor. Mas Bengalore é Bengalore. É o conjunto de uma cidade ampla, indiana, confusa, comercial e muito dinâmica. É esta rede de pormenores tão diferentes que acabam por marcar esta cidade. E enquanto saboreio o meu expresso num daqueles cafés modernos, penso: já fui “Bengalorizado”...

No comments:

Post a Comment