Monday, January 16, 2012

Um Natal diferente


O dia foi passado como outro qualquer. Tinha acabado de chegar a Cochin e a vontade era a de conhecer o sitio que me tinha encantado de madrugada. Apenas umas estrelas, e um ou outra árvore enfeitada, recordavam-me da véspera de Natal.

Com o passar do tempo comecei a ficar mais ansioso. O mais importante desse dia não era o sightseeing, mas a existência de ligação à internet. De volta a casa, esta era a minha prioridade. Já não me recordava que estava em Cochin, mas sim na véspera de Natal.

É estranho estar tão longe e numa vida tão diferente neste dia. Existe uma sensação ambígua. Feliz pelo que atingi, saudoso do que tenho em “casa”. Foi o dia em que tive mais saudades. Tudo me fazia recordar os momentos que se vivem pelo Natal, e como preciosos eles são. Sei que é mais um dia. Mas por esta altura a intensidade é diferente. Os olhos das pessoas carregam outra força. Sentia falta disso.

Mas a fome falou mais alto e, com a ligação garantida, fui para a minha consoada de Natal: um fried rice com masala. Uma forma original de consoar no Natal. O restaurante, que tinha aberto à pouco tempo, estava quase vazio. Apenas mais um casal constituia o grupo de clientes. Eles, de partida, desejam um feliz natal, que retribuo. Com a barriga satisfeita, retorno ao meu quarto.

Ligação online e recebo o meu presente. Duas horas a falar com a minha família. Vejo a minha sobrinha a abrir o presente que lhe ofereci. Algo que é possível quando se tem um bom contato com o Pai Natal. O tempo passa entre histórias, sorrisos e votos de Bom Natal. Pode não parecer muito, mas aquelas horas valeram ouro. Fizeram o meu Natal ser diferente e muito, muito especial...

No comments:

Post a Comment