Sunday, January 1, 2012

Qualquer coisa chamada de compromisso


Vou cometer o erro mais comum ao ser humano: fazer um compromisso. Na realidade não é bem um compromisso, mais um processo de intenções. A ideia é tentar melhorar um pouco o blogue e dar-lhe alguma consistência. Como em qualquer coisa que faça, quero deixar o alerta que o futuro poderá provar que este foi mais um post sem sentido.

O compromisso passa por colocar um post novo todos os dias utéis da semana. Dou-vos tréguas ao fim-de-semana e feriados. A ideia é criar um ritmo mais certo e previsível. Tal como a viagem, também isto está limitado pelos imprevistos sendo que fica dependente da disponibilidade de internet.

Com o tempo quero também afinar o blogue. Para além de uma possível reformulação gráfica ao longo do mês de Janeiro, vou construir algumas rúbricas temáticas. Assim, para além de textos livres, poderão contar com:

Le Moi Errant – Este não precisa de explicação. A narrativa da minha viagem interior vai continuar e em princípio encontrará o seu espaço às quintas-feiras.

Crónica de Viagem – No fundo é a criacção de espaço para um tipo de artigos que já tenho escrito. Aqui fica as minhas impressões dos locais por onde passei e é onde vou tentar afinar a minha escrita de viajante. Ainda não decidi se o espaço será semanal (e nesse caso escolherei a Sexta-feira) ou se seguirá o ritmo da viagem. Ao longo deste mês verei qual a melhor opção e as vossas sugestões são mais que bem-vindas.

História de uma foto – Este é o novo espaço que criei. Por cada local que passei, vou escolher uma foto que me tenha dito algo de especial. O texto poderá passar pela descrição da foto, pela explicação do momento ou pela criação de uma pequena narrativa à volta da mesma. A ideia é dar uma outra profundidade à fotografia escolhida e tentar-vos transportar para o momento em que a realidade ficou congelada. Tal como a rúbrica anterior, também ainda não decidi se terá um dia próprio (e nesse caso será às quartas) ou se seguirá o percurso da viagem.

Para já, sinto que a tendência será a de criar rubricas temáticas para cada dia da semana. No entanto será Janeiro a provar se isso se concretizará ou não. Fica o compromisso de tentar criar algo novo com mais frequência e, acima de tudo, tentar transformar este espaço no navio perfeito para vos transportar nesta viagem.

P.S. Embora não tenha mencionado, também quero encontrar uma forma de resolver o problema de colocar fotos nos artigos. Ultimamente não tenho colocado, pois a rede é muito lenta. Enquanto não resolvo, não se esqueçam que podem aceder às mesmas pelos links que estão no topo do blogue.

No comments:

Post a Comment