Wednesday, January 18, 2012

Le Moi Errant: Solidão


Mesmo antes de partir era algo que despertava a atenção de toda a gente. Talvez seja o que as pessoas mais temem. Mas é algo marcante. Como o é na vida. Muitas vezes tentamos fugir deste sentimento. Mas, como qualquer outro, é importante.

Não escolhes os momentos. Numa altura podes estar com muita gente, e noutra estar no meio duma cidade desconhecida, completamente sozinho. É a naturalidade com que partilhas estes momentos determinam a experiência. E o que é assustador também é uma excelente oportunidade para estares contigo. Algo que tendemos a desvalorizar.

Poucas foram as vezes que senti solidão. O mundo do viajante não ficou de fora do seculo XXI e hoje é muito mais fácil comunicar. Para além disso, raras são as vezes que estás só. Abres-te ao mundo e fazes amizades, conversas espontâneas ou momentos partilhados.

O mais díficil foi o do Natal. São momentos em que a “casa” faz mais sentido. Foi uma experiência marcante. Mas o Natal é mais um dia. E o importante não é o dia em si, mas aproveitares as oportunidades que te são dadas ao longo da vida. Julgo que seja esse o papel da solidão numa viagem. Se passares o desconforto superficial, acabas por aproveitar muito mais tudo à tua volta.

No comments:

Post a Comment