Thursday, January 26, 2012

Um sítio chamado Munnar


Abre o livro da selva. Agora liga a televisão e coloca o filme “Musica no Coração”. Tenta junta-los no mesmo momento e consegues obter uma pequena ideia da paisagem que constitui Munnar. Munnar é para lá de belo. Munnar é Munnar. E é também India. Depois de ter passado quase um mês no Sul da India, pensava que já tinha ficado com uma ideia da região. E como estava enganado. Desde a primeira vez que vi estas montanhas, até ao momento que me despedi delas, o meu queixo não largou o chão.

A pé

Existe pouco para escrever sobre esta zona. A atração é a natureza, constituida de montanhas elevadas. Atinge-se a aldeia de Munnar pelas pequenas estradas que cortam as encostas inclinadas e por vezes nos ilude a pensar que estamos a voar. Aqui o verde impera. Primeiro, na floresta tropical e depois nas plantações de chá.

Acabei por ver esta região de duas formas. A primeira foi a pé. Decidi no primeiro dia, seguir o caminho que me trouxe a Munnar. É um ritmo lento que permite degustar as montanhas e as suas nuvens. Contemplar as encostas aveludadas pelas plantas de chá. Ou simplesmente estar em cima de uma pedra em meditação. É um caminho solitário, mas propenso a detalhes. E também é um caminho arriscado. A estrada é demasiada estreita para caberem dois carro. Uma pessoa está sempre a mais neste conjunto. E nem a opção de qual lado seguir é fácil. De um lado posso ficar espalmado contra uma parede de rocha que se eleva a mais de 100 metros. Do outro, o declive faz-me rezar que os filmes de Tarzan não tenham sido vistos em vão.

Esta tour é boa para estarmos connosco. Deixar os pensamentos fluirem, enquanto nos distraímos com a paisagem. Sentimos uma calma difícil de atingir noutros locais. E quando terminamos a caminhada a olhar para uma cascata perdida no meio da natureza, não conseguimos deixar de sorrir.

Em Tour

Outra forma de fazeres esta região é em tour. E se o tempo limitado para ver cada local te pode afastar desta opção, a oportunidade de conhecer outros viajantes é imperdível. E não sei o que é, mas certos locais parecem ser imans para boas pessoas. Já tinha acontecido em Goa e Hampi, voltou a acontecer em Munnar. Acabei por passar o dia na companhia de três pessoas especiais. Dotan, israelita, músico e simpático. Dani, espanhol e muito divertido. Nadeshwari, do Sri lanka, multi-artista e muito interessante.

E com o “passar o dia”, quero dizer passear-me por um pequeno, mas belo, jardim de flores. Ver os lagos criados pelas barragens. Significa visitar mais uma plantação de chá ou passar o jantar a aprender a comer com as mãos. E terminar a noite a ver uma peça de teatro tradicional e um espetaculo de artes marciais indianas. Foi sem dúvida um dia muito especial. Mais um daqueles momentos que guardo como muito carinho.

E quando saí de Munnar, mais um pedaço de mim ficou por lá. Aquele sitio é mágico. Sei que um dia voltarei lá, é impossível não retornar....

No comments:

Post a Comment