Thursday, January 12, 2012

Mysore


Bengalore é a capital actual. Mysore é a capital histórica. Não conseguimos ver uma sem procurar a outra. São complementos necessários para entendermos esta região. Tenho de admitir que acabei por não ver muito, mas o que vi foi o suficiente para encher o olho.

Maharaja's Palace & Devaraja Market

Existem palácios, e depois existe o palácio do Maharajá. Sempre nos habituamos a associar esta palavra a luxo. Aqui percebemos porquê. O sitio é uma amplo espaço que ocupa uma parte da cidade. Do lado de fora nem nos apercebemos, mas uma vez lá dentro encontramos algo que nos mima os olhos. O jardim é amplo e geométrico. Os portões constituem uma janela para a cidade. Em cada um destes, estão os templos que dão aquele toque exótico ao espaço.
Mas a atracção é o palácio. E este é simplesmente belo. As portas de madeira, o chão em mosaico ou as colunas coloridas do salão, transportam-nos para uma outra era. Podemos deixar a nossa imaginação correr livre que ela encontrá sempre um recanto para se aninhar. De saída o jardim parece ainda mais grandioso.
E quando entramos na rua, deixamos esta realidade para trás. Já imperam as buzinas e a confusão. O corre-corre indiano compõe esta cidade e seguimos por ela até chegar ao Devaraja Market. Um mercado constítuido essencialmente por produtos alimentares e flores. Mas suficiente movimentado, para seguirmos a multidão e experimentar um ou outro produto. Gosto de reparar como as pessoas se movimentam. Como os vendedores tentam angariar clientes, ou simplesmente esperam que o seu karma se concretize. É sempre bom o tempo passado no mercado.


Chamundi Hill

E a observar toda esta cidade está a colina Chamundi. É um lugar sagrado e no seu topo estão alguns templos. Sigo para lá de rickshaw, contemplando o espaço verde à minha volta. Chegado ao topo, é o mercado de rua, com as suas bancas e flores que me contagia. Dou uma volta para apanhar a atmosfera do local e reparo em Ganesha uma vez mais.

Decido descer a pé, pela escadaria que os peregrinos fazem para chegar ao topo. A este ritmo consigo apreciar melhor a bela vista que esta colina tem sobre a cidade. Não sou o único. Aqui e ali, as pessoas aproveitam os bancos naturais que as rochas proporcionam. A descida é inclinada e rápida. Pelo meio ainda encontro a estátua de 5 metros de Nandi. Parece ter um sorriso trocista que me seduz.

Mysore tem tudo o que imaginamos duma cidade no Sul da India. É um bom local perfeito para parar e recuperar o nosso folgo. E foi isso mesmo que fiz...

No comments:

Post a Comment