Monday, January 30, 2012

A passagem de ano


Tempo de reflexão e votos - like. Dia de stress – dislike. Festa - like. Forçada - dislike. Esta é a minha relação com a passagem de ano. Sempre a desprezar, sempre a festejar. Em viagem não foi diferente. Durante uma semana batalhei para saber onde estaria a 31 de Dezembro. Até que me cansei. Toda a minha vida considerei-a uma festa sem muito sentido (embora seja bela). Agora que tinha oportunidade de escolher o que fazer, estava uma vez mais a cair na malha da preocupação de fim de ano. Um verdadeiro caso para ser estudado pelos cientistas.

Quando decidi seguir o meu caminho, indiferente ao dia, tive o meu momento de brilhantismo. Conseguia romper o ciclo vicioso desta data. Uma maldição que me perseguiu por 32 anos. Em vez de me preocupar com a passagem de ano, preocupei-me mais com os likes.

O primeiro foi passado à frente do computador a enviar mensagens. Depois, perto das 22 horas, saí do hotel para jantar. Escolhi um perto e que não tivesse programa de fim-de-ano. Queria algo com uma boa panorâmica sobre a cidade. Este era, como muitos outros por aqui, no topo de um prédio.

Encomendei a minha comida e deixei o tempo correr. Pelo meio trocava palavras com outras pessoas que estavam sentadas à minha mesa. Quando dou conta, sou o centro das atenções. Um dos poucos ocidentais naquele local. O ambiente é animado e de festa. Sente-se o crescendo da chegada do último minuto. Quando chega o momento é a festa total. Claro que aqui o momento de festejar começa uns 20 minutos antes da passagem de ano. Assim, festejei dez, entre abraços, risos e votos de bom ano.

Lá fora, o resto da cidade acompanhava-nos. Esta era iluminada pelo fogo de artifício. No meio destes festejos, as quatro torres do templo que furam o céu de Madurai continuavam serenas a observar tanta festa. Deixo-me contaminar pela sua calma e sigo o exemplo. Nas ruas, as pessoas pulam e dançam. Os mais aventureiros, têm na mão fogo-de-artifício com que iluminam a sua dança de celebração e dão um caracter mágico ao momento. Sinto-me feliz, não por ter passado mais um minuto no meu relógio, mas por estar naquele momento, àquela hora, a ver isto acontecer...

2 comments:

  1. Impossível não gostar do que tu nos transmites, quando escreves. Gostei imenso! Obrigada, Stran :)MJosé

    ReplyDelete
  2. Epa eu e que agradeco as tuas palavras. E muito bom saber isso e da-me muita motivacao para continuar... :) Stran

    ReplyDelete